Boletim Zona Sul
Rio Grande: Reitora da FURGparticipa de encontro com ministro da Educação
A reunião ocorreu nesta quinta-feira em Brasília
Confira também:
São Lourenço do Sul: Ex-procurador adjunto é condenado
Rio Grande: Campanha contra o câncer de boca oferece atendimento gratuito no HU-Furg
Capão do Leão: Prefeitura lança o sistema Minha Folha
São José do Norte: Município prepara o 3º Fórum Municipal de Cultura
Cerrito: Prefeitura prepara atividades para o dia do desafio
A reitora Cleuza Maria Sobral Dias participou do encontro entre a diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o atual ministro da Educação Abraham Weintraub. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 16, em Brasília, e tratou principalmente do bloqueio de verbas para universidades e institutos federais.
De acordo com a reitora Cleuza Dias, a agenda com o ministro foi pensada para apresentar um panorama das universidades e como estas instituições estão inseridas nos municípios e regiões a que fazem parte. Ao mesmo tempo, os reitores demonstraram as dificuldades para manter as instituições – afetadas duplamente no orçamento com o contingenciamento e, mais recentemente, com o bloqueio de 30% sobre as verbas de custeio e capital.
“Pedimos a liberação de limites orçamentários que estão contingenciados para que possamos cumprir os compromissos ainda no mês de maio e junho. Mas não foi nos dada a previsão desta liberação. As manifestações do ministro nos deixam preocupados pela proposta de manter a redução dos investimentos na educação, apontando para possibilidades de que a universidade busque financiamentos próprios para a sua manutenção”, disse.
À tarde, na sede da Andifes, foi apresentado à imprensa o resultado da V Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais. Entre outros dados, o estudo mostra que 70,2% dos estudantes têm renda de até um salário mínimo e meio – considerados com baixa renda. Em entrevista para o site da Andifes, o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo e presidente da entidade, Reinaldo Centoducatte, afirmou que “a pesquisa corrobora o papel social das universidades a serviço do Brasil, auxiliando políticas públicas e contribuindo para o crescimento do país”.
Além da questão orçamentária, os reitores trataram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), política econômica e nomeação de reitores.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário